(31) 9 8720 -3111 contato@agropos.com.br

Se você está pensando em sair do comodismo e alavancar sua carreira profissional, a melhor alternativa é fazer uma pós-graduação. No entanto, nem todas as pessoas tem disponibilidade de tempo e recursos para se deslocar e se dedicar integralmente a um novo curso. Nesses casos, o mais indicado é optar por uma pós-graduação à distância.

Por ser uma modalidade relativamente nova em relação às demais formas de ensino, muitas pessoas ainda têm resistência em cursos não presenciais e por isso, acabam criando um certo preconceito em relação à validade e a aceitabilidade do diploma obtido nessas circunstâncias em relação ao mercado de de trabalho.

A verdade é que, com a popularização dos dispositivos digitais e a expansão da internet banda larga, cada vez mais os cursos EAD estão mais abrangentes  e melhores. Além disso, eles podem ser muito vantajosos para sua vida profissional.

Pensando nisso, preparamos neste artigo, um guia completo com tudo que você sempre quis saber sobre pós-graduação à distância e ninguém nunca te contou. Ao longo do texto você vai conhecer os tipos de pós-graduação, como funciona a modalidade à distância e ainda todas as vantagens obtidas ao optar por esse tipo de especialização. Vamos lá?

Boa leitura!

O que é a pós-graduação a distância?

Antes de entender o que é um curso à distância é preciso, primeiro, entender os tipos de pós-graduação que existem atualmente. Confira as principais modalidades:

 

 

  • Lato Sensu: também conhecida como especialização, tem carga horária mínima de 360 horas e o profissional sai apto para resolver problemas estratégicos dentro da área do curso. Pode ser presencial e à distância;
  • MBA: O MBA (Master Business Administration) é voltado para áreas administrativas nos mais variados setores, para ser considerada uma pós-graduação, também é preciso ter carga horária mínima de 360h;
  • Mestrado profissional: feito no ambiente universitário, essa modalidade prepara o profissional, a partir do recorte teórico, para atuar no mercado de trabalho, oferecendo conhecimento técnico-científico avançado;
  • Stricto Sensu: o profissional obtém um título de mestre ou doutor a partir da defesa de uma dissertação ou tese que explora um ponto específico. Prepara o profissional para atuar no magistério ou no campo científico.

A pós-graduação a distância se encaixa em todas as modalidades mas é mais comum em cursos Lato Sensu e MBA.

Com o crescimento da demanda por profissionais especializados aliado a popularização da tecnologia, essa modalidade de ensino cresceu e ainda vai crescer muito no Brasil.

Também conhecida como pós EAD (educação à distância) esse tipo de curso pode oferecer o mesmo conteúdo programático do que um curso presencial e exigindo os mesmos tópicos no que diz respeito à aprendizagem.  Além disso, podem ser totalmente online, ou seja, sem necessidade de comparecer a um local físico ou semipresencial, com encontros para debates, atividades em grupo ou provas.

Benefícios de fazer uma pós a distância

Fazer uma pós EAD tem inúmeras vantagens. Conheça algumas delas a seguir!

Mais autonomia para o aluno

Em um curso a distância a autonomia, é sem dúvida, um dos grandes diferenciais. Nessa modalidade, os alunos podem fazer os próprios horários, escolher o momento e o local mais apropriado, o que torna ideal para quem trabalha ou possui responsabilidades familiares, por exemplo.

Além de poder encaixar o curso na rotina da forma que for mais conveniente, o aluno ainda pode aproveitar o horário do dia em que seu rendimento acadêmico é maior.

Melhor retorno sobre investimento

Uma pós-graduação a distância costuma ter preços mais atrativos para os alunos, pois o custo para oferecer as aulas é menor (não depende de estruturas físicas). Além disso, o pós-graduando não precisa ter gastos com deslocamento ou alimentação. Tudo isso, aliado a qualidade do diploma, faz do EAD uma opção com melhor retorno sobre o investimento

Possibilidade de assistir às aulas quantas vezes for preciso

Diferente da sala de aula presencial, em que o professor fala uma única vez (ou separa um tempo delimitado para tirar dúvidas) e o aluno faz anotações, na modalidade a distância, existe a opção de pausar, voltar ou repetir o vídeo quantas vezes forem necessárias, mesmo depois de concluir um módulo.

Revisar os tópicos auxilia na fixação das informações, na tomada de decisão e também ao colocar em prática os conhecimentos obtidos no ambiente de trabalho, dando mais segurança e assertividade.

Mais acessibilidade

Quando o curso é totalmente online, o Ambiente Virtual de Aprendizagem é onde tudo acontece. Com isso, para acessar as aulas, textos e atividades, basta ter um computador ou outro dispositivo com conexão com a internet e começar a estudar. Nesse ambiente é possível ainda ter contato com professores e tutores responsáveis pela condução do curso para tirar dúvidas sobre o andamento do curso.

Isso é importante para pessoas que possuam alguma limitação física possam fazer a pós-graduação sem se preocupar com o deslocamento até o local das aulas e a acessibilidade e também para quem não tem tempo de deslocar, muitas vezes para outra cidade.

Atividades práticas

Os cursos de especialização costumam contar com exercícios práticos que estimulam o pensamento a partir da vivência do aluno no ambiente de trabalho para que ele possa fixar o conteúdo e desenvolver habilidades críticas e estratégicas. Além disso, existem provas e trabalhos que atestam o conhecimento do cursista, garantindo que ele está apto para desenvolver sua função no mercado de trabalho.

 

Todas as pessoas podem fazer uma pós-graduação a distância?

Sim! Qualquer pessoa que tenha concluído a graduação, seja a distância ou presencial e também tecnológica, pode optar por fazer um curso de especialização EAD.

O que vai definir a escolha é forma como a pessoa acredita que tenha mais facilidade para aprender. Quem gosta de comodidade e praticidade e lida bem com estudar de forma flexível, certamente conseguirá ter um bom aproveitamento na modalidade a distância.

Mas, para não ter dúvida quanto a isso, o ideal é pesquisar por cursos de sua preferência e entrar em contato com a instituição ofertante para entender melhor como são os procedimentos e as metodologias adotadas ao longo do ensino.

 

O diploma tem a mesma validade?

Durante muito tempo as pessoas tiveram receio em relação à cursos de graduação e pós na modalidade a distância devido à uma falta de informações sobre os métodos aplicados ao ensino. Com isso, era normal acreditar que esse tipo de formação tinha menos valor que os cursos presenciais.

Entretanto, essa história ficou no passado. Hoje em dia com os avanços tecnológicos, o mercado de trabalho exige que os profissionais se mantenham atualizados e tenha acesso ao que existe de mais novo na área de atuação.

Nesse sentido, uma capacitação à distância, além de suprir essa demanda por conhecimentos técnicos e estratégicos atualizados, ainda oferece a praticidade de ser feito mesmo por pessoas que estão ativas, possibilitando que a aplicação seja imediata.  Além disso, oferece a oportunidade de trazer informações novas para uma empresa que, com isso, pode adotar novas estratégias e até gerar novos produtos e serviços.

Também é positivo o fato de que a pessoa está buscando se aperfeiçoar. Isso reflete na hora de pleitear uma nova vaga ou até mesmo a tão sonhada promoção, pois os gestores e recrutadores passam a enxergar o profissional como alguém que quer crescer na carreira.

Com isso, o diploma da modalidade à distância tem a mesma validade de uma pós-graduação presencial, desde que seja feita em uma instituição de ensino séria e competente. Já para não errar na escolha do curso, procure por áreas que vão acrescentar na função na qual deseja atuar e por tendências de mercado.

 

 

Matéria escrita por Janaína Campos,
Jornalista e Mestra em Extensão Rural
pela UFV

 

Agropós
ligamos para você AgroPós