fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]
AgroPós
  • CURSOS
  • QUEM SOMOS
  • POLOS
  • CONTEÚDOS
    • BLOG
    • MATERIAIS GRATUITOS
  • PREÇOS
  • INSCREVA-SE
Escolha uma Página
PÓS-GRADUAÇÃO EAD

SILVICULTURA DE PRECISÃO

Sobre o Curso
Falar com Consultor

Matrículas Abertas

Início das aulas: Fevereiro/2021

QUERO ME INSCREVER
PÓS-GRADUAÇÃO EAD

SILVICULTURA DE PRECISÃO

Falar com Consultor
Quero me Inscrever

Sobre o Curso

Pós-Graduação “Lato Sensu” em Silvicultura de Precisão, tendo o curso caráter essencialmente prático-profissional; além de possibilitar a qualificação profissional na área florestal, e vai contemplar as principais características físicas e ambientais adequadas a um viveiro florestal e o manejo dos fatores determinantes da boa qualidade de mudas de espécies florestais, com foco nos recursos de crescimento – água, luz, temperatura e nutrientes e seus possíveis reflexos no plantio no campo. No processo de produção de mudas serão discutidas a adequação de recipientes para a produção de mudas para diferentes finalidades, as características físico-químicas de substratos e seus reflexos na qualidade das mudas, o manejo da irrigação e da adubação nas várias fases do processo de produção de mudas, alternativas para a rustificação de mudas e parâmetros de qualidade de mudas.

Ainda vai abordar os fatores e recursos que determinam o potencial produtivo florestal de uma região, focando nos fatores edafo-climáticos e os fatores bióticos. As técnicas de silvicultura que facilitam a aquisição e uso eficiente desses recursos pelas árvores serão discutidas em detalhe e como elas devem variar de acordo com o ambiente e material genético utilizado no plantio. Critérios e ferramentas para a silvicultura de plantações de eucalipto, além das implicações das técnicas de manejo na sustentabilidade ambiental, econômica e social do empreendimento florestal.

Objetivo Geral

  • A Pós-graduação em Silvicultura de Precisão tem o objetivo de promover a atualização dos conhecimentos técnicos relativos a preparo do solo, plantio, controle de mato-competição, nutrição mineral adequada, proteção das plantas contra doenças e pragas, a fim de promover alta sobrevivência, rápido crescimento e elevada produtividade das plantações florestais;

Disciplinas do Curso 

1. Manejo Integrado de Pragas

Identificação dos principais grupos de pragas e seus inimigos naturais, fatores favoráveis ao ataque de pragas, pontos críticos no controle de pragas, sistemas de tomada de decisão de controle de pragas, manipulação do ambiente de cultivo, controle biológico de pragas, resistência de plantas a pragas, controle comportamental, controle químico, programas de manejo integrado de pragas, manejo integrado de pragas em grandes culturas, manejo integrado de pragas de hortaliças, manejo integrado de pragas de fruteiras, manejo de pragas de plantas ornamentais, manejo integrado de pragas em culturas florestais e manejo integrado de pragas em cultivos orgânicos.

2. Modelagem de Crescimento da Produção

Elementos do Manejo Florestal. Classificação da Capacidade Produtiva. Modelagem do Crescimento e da Produção. Rotação Florestal. Uso de Pesquisa Operacional em Manejo de Florestas Equiâneas. Avaliação Florestal. Regulação de Florestas Equiâneas. Avaliação econômica. Crescimento e produção. Planos de manejo.

3. Propagação de Plantas Florestais

Sexuada: produção de mudas seminais para espécies florestais nativas e exóticas. Sementes ortodoxas e recalcitrantes. Métodos de quebra de dormência para espécies florestais. Propagação vegetativa: juvenilidade, utilização de fitorreguladores e microorganismos. Propagação vegetativa para famílias superiores ou selecionadas – conceito de minijardim virtual. Enxertia e suas aplicações (resgate de material genético; formação de pomar convencional e pomar indoor). Clonagem. Miniestaquia. Minijardim e microjardim clonal. Cultura de tecidos vegetais com ênfase na micropropagação vegetativa. Totipotência, morfogênese, competência, determinação, organogênese direta e indireta. Formação de bancos de germoplasma in vitro. Intercâmbio de material genético livre de doenças. Embriogênese somática.

4. Manejo Integrado de Doenças Em Espécies Florestais

Principais culturas florestais (eucalipto, pinus, seringueira e teca) e sua importância econômica e social. Principais agentes indutores de doenças em árvores. Avanços na detecção e identificação de patógenos florestais. Principais doenças bióticas em viveiro e manejo por meio de práticas culturais e aplicação de fungicidas. Principais doenças bióticas em campo: escape e controle mediante o uso de materiais resistentes. Técnicas de polinização controlada para transferência de genes de resistência a doenças e geração de novos materiais genéticos. Principais problemas e manejo de árvores de arborização urbana.

5. Práticas Silviculturais de Precisão

Introdução à silvicultura de precisão. Espacialização de dados oriundos de amostragem em campo e de sensores remotos. Avaliação e classificação da qualidade de sítios florestais. Recomendação ótima de genótipos e espaçamentos de plantio. Determinação de zonas de manejo e sistemas de aplicação em taxa variável (herbicidas, corretivos, fertilizantes, outros). Realização de inventário de sobrevivência e monitoramento de agentes causadores de danos às florestas (doenças, pragas, déficit hídrico, geadas, outros). Determinação da qualidade silvicultural.

6. Manejo de Solos e Nutrição de Plantas

Conceito de solo florestal e diferenças de solos agrícolas. Solos florestais e aspectos ambientais. Fatores determinantes do crescimento e produção florestal (fatores climáticos, fatores edáficos e bióticos; capacidade produtiva de sítios florestais). Propriedades do solo e produtividade florestal (propriedades físicas, químicas e biológicas em solos florestais. Técnicas de manejo do solo florestal). Biomassa e ciclagem de nutrientes em ecossistemas florestais (componentes da biomassa e alocação de nutrientes; ciclagem geoquímica e biológica de nutrientes; implicações edáficas e silviculturais da ciclagem; ciclagem de nutrientes e produtividade florestal sustentada). Nutrição mineral de espécies florestais (fatores que afetam a absorção de nutrientes; mecanismos de absorção; exigência e eficiência nutricional de espécies florestais; diagnose de deficiências florestais; manejo nutricional de viveiros florestais; manejo nutricional de povoamentos e pomares de sementes). Implicação de técnicas silviculturais na nutrição mineral. Adubação de espécies florestais (critérios para recomendação de corretivos e fertilizantes; sistemas para recomendação de fertilizantes; a experiência brasileira no uso de fertilizantes em plantios florestais). Manejo florestal intensivo e sustentação da produtividade do solo (capacidade produtiva do solo em florestas intensivamente manejadas; avaliação da sustentabilidade florestal; reflexos do manejo florestal e do solo na sustentabilidade da produção; modelos de sustentabilidade florestal; perspectivas futuras de florestas manejadas intensivamente).

7. Sensoriamento remoto e Vants<br />

Conceito e histórico do Sensoriamento Remoto. Principais sistemas sensores. Princípios físicos da energia eletromagnética e o Sensoriamento Remoto. Interações da energia eletromagnética com a atmosfera e com os alvos terrestres. Características de uma imagem digital. Interpretação qualitativa de imagens. Pré-processamento de imagens ópticas. Técnicas de processamento digital de imagens multiespectrais. Veículos Aéreos Não Tripulados: componentes, tipos, sensores, obtenção e processamento de imagens. Aplicações avançadas de Sensoriamento Remoto e VANTs nas Ciências Agrárias e Ambientais.

8. Tecnologia de Aplicação de Defensivos

Tecnologia de aplicação em culturas perenes e anuais, adjuvantes de produtos fitossanitários, bicos e pontas de pulverização, características, durabilidade e troca das regulagens e calibração. Seleção e recomendação de pontas de pulverização. Inspeção e avaliação de pulverizadores, segurança na aplicação de produtos fitossanitários. Influência das condições climáticas. Preparo de calda. Verificação e avaliação da qualidade de aplicação.

Nossos Alunos Recomendam 

“Sou engenheiro agrônomo, trabalho prestando consultoria e assessoria agrícola. A realidade de hoje onde não há espaços para erros e precisamos ser eficientes e a Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas me deu os conhecimentos e ferramentas necessários para isso. Os professores possuem em alto nível de conhecimento, fazem parte de instituições renomadas, conseguem integrar as diversas áreas da agronomia, e os demais profissionais envolvidos com o curso sempre estão prestando todo o suporte necessário.”

Bruno Pirolli

Engenheiro Agrônomo, Videira/SC

“Sou engenheiro Agrônomo, atuo na área de assistência técnica em uma empresa de comercialização de produtos e máquinas agrícolas.  A pós graduação em avanços no Manejo Integrado de pragas e doenças, veio em um momento onde após concluir minha formação senti a necessidade de conhecer e buscar mais sobre o assunto, pois hoje a minha região sente falta de profissionais qualificados nesta área. Conheci a AgroPós através da internet, entrado em contato com o pessoal fui bem atendido. A equipe da AgroPós é muito qualificada.”
Felipe Bolzan

Engenheiro Agronômo, São Marcos/RS

Mais Informações 

  • COMO FUNCIONA
  • PÚBLICO-ALVO
  • PROFESSORES
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

COMO FUNCIONA
Aulas ao vivo 02 vezes na semana que ficam gravadas na plataforma de ensino Conteúdo permanece gravado

CARGA HORÁRIA
Carga horária: 360h | Duração: 12 meses | Aulas online 2 x na semana

FREQUÊNCIA
A frequência dos alunos não é contabilizada pelas videoaulas e sim pela realização das provas, ou seja, o aluno não é prejudicado caso não consiga assistir à aula ao vivo, podendo assisti-las da forma mais conveniente para sua rotina.

DURAÇÃO TOTAL
O curso tem duração de 12 meses, podendo ser extendido para 15 meses para os alunos que optarem por fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)*.

*Você sabia que agora você pode escolher se quer, ou não, realizar o seu trabalho de conclusão de curso? Com a nova resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018, o aluno pode optar pela não realização, pois o TCC não é obrigatório.

CERTIFICADO

Certificado emitido pelo Grupo Educacional UNIS.

PROVAS PRESENCIAIS
O curso tem 04 módulos. Ao final de cada módulo (que tem duração de 02 meses cada) é realizada uma prova presencial* por disciplina cursada no módulo.

*As provas são realizadas aos sábados. Em casos de restrições quanto a fazer a prova aos sábados (religião ou imprevistos), existe a segunda chamada que é marcada na terça-feira subsequente a realização da prova

A  AgroPós  reserva-se o direito de não oferecer o programa de ensino caso o número mínimo de alunos não seja atingido.

  • Engenheiros Agrônomos
  • Engenheiros Florestais
  • Engenheiros Agrícolas
  • Engenheiros Ambientais
  • Biólogos
  • Outros profissionais que militam na área ciências agrarias.
Corpo docente altamente qualificado com Mestrado,Doutorado ou Ph.D.
Se você é do tipo que adora um desafio, mas sabe que para concluir um curso de Pós-Graduação vai te exigir muito tempo e dedicação no TCC, nós temos uma boa notícia! Sabia que agora você pode escolher se quer, ou não, realizar o seu trabalho de conclusão de curso? Com a nova resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018, o aluno pode optar pela não realização, pois o TCC não é obrigatório.

Mas o que diz a nova portaria do MEC?
Segundo portaria publicada no próprio site do Ministério da Educação, a portaria estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de Pós-Graduação lato sensu, denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei nº 9.394/1996.

Certo, TCC não é obrigatório. Mas muda alguma coisa no diploma?
Muitas pessoas podem pensar que isso vai criar uma nova categoria de especialização, ou que a comprovação será diferente. Calma! Não se preocupe, que o fato de você decidir ou não, realizar o seu trabalho de conclusão, não vai alterar absolutamente nada.  Ao se formar, você receberá o mesmo diploma que todos os alunos da Pós-Graduação.

AgroPós

  • Cursos
  • Quem Somos
  • Polos
  • Conteúdos
  • Preço
  • Inscreva-se

Cursos

  • Manejo Integrado de Pragas
  • Solos e Nutrição de Plantas
  • Irrigação
  • Inventário Florestal
  • Melhoramento Florestal
  • Melhoramento Agronômico
  • Agronegócio
  • Silvicultura
  • Licenciamento
  • Arborização e Paisagismo
  • Geoprocessamento
  • Produção de Celulose

Conteúdo

  • Blog
  • Materiais Ricos
  • Youtube

Fale Conosco

  (31) 9 8720-3111

  (31) 9 8327-9951

  facebook.com/agropos

  instagram.com/agropos

Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas

AgroPós – Pós-graduação a distância

Todos os direitos reservados – 2020

Desenvolvido por Interminas


ligamos para você AgroPós