fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

MELHORAMENTO GENÉTICO FLORESTAL

Matrículas Abertas

Início das aulas: Abril/2021

SEJA UM ESPECIALISTA

Pós-graduação em melhoramento genético florestal
A Pós-Graduação em Melhoramento Genético Florestal  possibilita a aplicação de conhecimentos básicos de genética no desenvolvimento de técnicas de cruzamentos e métodos de seleção.

Essa área do conhecimento é estratégica para o aumento da produtividade de espécies florestais de forma sustentável e ecologicamente equilibrada.

O curso apresenta aspectos indispensáveis da Genética Clássica e Molecular, Estatística e Genética Quantitativa, com ênfase nos métodos de melhoramento tradicionais. Técnicas de enxertia, hibridação, biologia molecular, estatística e delineamento experimental, bem como caracterização e conservação de Recursos Genéticos florestais são apresentadas como ferramentas ao melhoramento.

Por Que Fazer Esse Curso? 

Melhoria de Currículo

Todos os cursos são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC).

Z

Professores Renomados

Corpo docente altamente qualificado com Mestrado, Doutorado e Ph.D.

Plataforma Moderna

Aulas ministradas na Blackboard, ambienta virtual especializado no ensino a distância.

 
I

Curso a distância

Aulas ao vivo e online 2 vezes na semana, gravadas na plataforma de ensino para você ver quando quiser.

 

Disciplinas do Curso 

1. Introdução ao Melhoramento de Plantas e Biotecnologia

A importância e os objetivos do melhoramento de plantas. Modo reprodutivo das espécies cultivadas. Recursos genéticos. Tipos de cultivares. Seleção no Melhoramento de Plantas. Biotecnologia aplicada ao melhoramento de plantas.

2. Softwares Aplicado ao Melhoramento Genético

Principais softwares utilizados em melhoramento genético de plantas. O software Selegen REML/BLUP e sua importância no melhoramento florestal. Conceitos básicos de genética quantitativa e modelos mistos. Seleção de famílias de meios irmãos. Seleção de famílias de irmãos completos. Sistema reprodutivo misto. Teste de clones não aparentados. Teste de clones aparentados. Correlações. Divergência genética. Estatística geral. Índice de seleção. Otimização de seleção e tamanho efetivo. Uso de covariável. Fatorial interpopulacional. Dialelo e genitores não aparentados. Dialelo e genitores aparentados. Repetibilidade. Produtividade, adaptabilidade e estabilidade. Produtividade, adaptabilidade, estabilidade e medidas repetidas. Análises com dados categóricos. Blocos incompletos e clones dentro de famílias. Blocos aumentados e vários locais. Modelos genéricos.

3. Manejo Integrado de Doenças em Espécies Florestais

Principais culturas florestais (eucalipto, pinus, seringueira e teca,) e sua importância econômica e social. Principais agentes indutores de doenças em árvores. Avanços na detecção e identificação de patógenos florestais. Principais doenças bióticas em viveiro e manejo por meio de práticas culturais e aplicação de fungicidas. Principais doenças bióticas em campo: escape e controle mediante o uso de materiais resistentes. Técnicas de polinização controlada para transferência de genes de resistência a doenças e geração de novos materiais genéticos.

4. Propagação de Plantas Florestais

Reprodução Sexuada: produção de mudas seminais para espécies florestais nativas e exóticas. Sementes ortodoxas e recalcitrantes. Métodos de quebra de dormência para espécies florestais. Propagação Vegetativa: juvenilidade, utilização de fitorreguladores e microorganismos. Propagação vegetativa para famílias superiores ou selecionadas – conceito de minijardim virtual. Enxertia e suas aplicações (resgate de material genético; formação de pomar convencional e pomar indoor). Clonagem. Miniestaquia. Minijardim e Microjardim Clonal. Cultura de Tecidos Vegetais com ênfase na Micropropagação Vegetativa. Totipotência, morfogênese, competência, determinação, organogênese direta e indireta. Formação de bancos de germoplasma in vitro. Intercâmbio de material genético livre de doenças. Embriogênese Somática.

5. Estratégias de Melhoramento de Plantas Alógamas

Espécies alógamas, sua importância e biologia reprodutiva. Endogamia/heterose e suas consequências para o melhoramento de espécies alógamas. Testes de progênies e esquemas de cruzamentos. Melhoramento de espécies com propagação assexuada: estratégias de melhoramento do Eucalyptus.

6. Princípios Básicos do Melhoramento

Importância do estudo da genética, DNA como material genético, genética e evolução, organização do material genético e divisão celular, mendelismo, variação alélica e funcionamento gênico, ação gênica (do genótipo ao fenótipo), genética molecular, genética de populações, genética quantitativa, recursos genéticos.

7. Estratégias de Melhoramento Florestal

Conservação genética de populações florestais. Domesticação de espécies florestais. Métodos de melhoramento florestal. Endogamia e heterose. Hibridação. Teste de progênies. Teste clonal. Ganho genético por seleção. Melhoramento de espécies florestais nativas. Biotecnologia aplicada ao melhoramento florestal. Produção e comercialização de sementes e mudas. Proteção de cultivares.

8. Delineamento Experimental

Princípios básicos da experimentação e os delineamentos experimentais inteiramente casualizado e blocos ao acaso. Análise de variância e suas pressuposições. Precisão experimental. Testes de comparações múltiplas, e de agrupamento. Análise conjunta de experimentos. Análise de experimentos em blocos incompletos. Análise de experimentos repetidos no tempo. Estimação de parâmetros genéticos.

Nossos Alunos Recomendam 

“Sou Engenheiro Agrônomo, gerente do viveiro de mudas e do laboratório de cultura de tecidos da empresa Proteca Biotecnologia Florestal. A Pós-graduação em Melhoramento Genético Florestal tem me ajudado muito como profissional, aprendendo e relembrando conceitos fundamentais para o desenvolvimento das minhas atividades. As aulas são ao vivo e dinâmicas, com suporte pós-aula de profissionais altamente qualificados com ampla experiência em campo como pesquisadores e docentes nas principais universidades da área florestal.”

Irivan dos Santos Gonçalves<br />

Engenheiro Agrônomo, Cuiabá/MT

“Minha experiência fazendo o curso de Pós-graduação em Melhoramento Genético Florestal da AgroPós tem sido muito gratificante,  Fiquei positivamente surpreso com o aproveitamento teórico e prático que o curso proporciona. Pude reaquecer alguns conhecimentos e, aprender novos conhecimentos extremamente úteis no trabalho que desempenho. Eu quero agradecer a todos que trabalharam e trabalham para que um curso de tão alto nível seja disponibilizado para o desenvolvimento do setor florestal, ultrapassando fronteiras.”

Rivadalve Coelho Gonçalves

Embrapa - Rio Branco/AC

Alunos Têm Vantagens Exclusivas! 
Z

Grupo exclusivo de WhatsApp
Z

Aulas 100% ao vivo
Z

Acesso por tempo Ilimitado
Z

Mais de 65 horas de aulas ao vivo
Z

Material didático e slides para os alunos 
Z

Certificado credenciado pelo MEC


AINDA TEM DÚVIDAS?
Confira se está aqui:

1. Qual a Validade do Certificado EaD?

O certificado entregue aos alunos que concluírem com êxito as disciplinas regulares e obtiverem aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso (opcional) possui validade e direitos idênticos aos cursos inteiramente presenciais. Vale ressaltar que os cursos da AgroPós são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

2. Como são as Avaliações?

Avaliamos nossos alunos da seguinte forma: 5 Atividades por disciplina: tarefas avaliativas realizadas individualmente em cada disciplina (valor: 45 pontos); 1 Prova Final por disciplina: prova presencial individual ao final de cada módulo que abordará sobre todo o conteúdo do módulo (duas disciplinas). O aluno poderá escolher um dos polos UNIS para realizar a prova. (Valor: 55 pontos). A aprovação na disciplina se dá quando o somatório de pontos (Atividades + Prova Final) atinja a nota mínima de 70 pontos.

3. O Trabalho de Conclusão de Curso é Obrigatório?

O Trabalho de Conclusão de Curso passou a ser uma tarefa opcional para cursos de pós graduação (decretado pelo MEC). Se o aluno optar por fazê-lo, deverá realizar a produção e defesa de um trabalho, nos moldes e normas científicas, conforme as normas específicas do curso. A partir do 3º e 4º módulos de cada turma, os professores estarão disponíveis para iniciarem as orientações. A banca será composta por três integrantes. O ambiente de orientação de TCC possui carga horária de 90 horas.  

4. Como Funcionam os Cursos?

Os cursos são divididos em 4 (quatro) módulos compostos por 2 (duas) disciplinas cada um. As disciplinas são de 45 horas no total. Cada módulo possui a duração de 60 dias. No final de todos os módulos do curso o aluno terá uma prova final a ser realizada presencialmente em um dos nossos polos. O aluno faz duas provas , sendo uma referente a cada disciplina.

5. Como são as Aulas?

Nossas aulas são ao vivo, duas vezes por semana durante o período noturno, via ambiente virtual Plataforma Blackboard. A plataforma faz a gravação da aula automaticamente para que o aluno possa acessar o conteúdo sempre que quiser. As aulas possuem uma hora de duração. Apostilas e conteúdos das aulas, como slides e videoaulas, ficam disponíveis na área reservada ao estudante.

6. Qual Duração do Curso?

Nossos cursos tem duração de 12 meses. Podendo chegar a  15 meses se o aluno optar por realizar o trabalho de conclusão de curso. O curso possui carga horária de 360 horas, podendo ser de ate 450 horas se o aluno fizer o TCC.

7. Posso Cancelar a Qualquer Momento?

Em nossos cursos o aluno pode efetuar o cancelamento a qualquer momento, sem pagar nenhuma multa ou ter qualquer ônus. Mas ele só precisa estar em dia com suas mensalidades, caso alguma esteja atrasada ele precisa quitar para efetivar a confirmação do cancelamento.

8. Se eu quiser trocar de Curso Posso?

Em nossos cursos  aluno pode efetuar a troca quando quiser. Mas ele precisa estar ciente de que o valor pago não sera reembolsado ou aproveitado para o novo curso. Caso haja disciplinas que podem ser aproveitaveis, fazemos esse ajuste no valor total do seu curso.

9. É seguro entrar na lista de espera?

Sim é totalmente seguro. Antes de iniciarmos o curso entraremos em contato para confirmar sua matricula e lhe passar os dados para efetivar sua inscrição.
ligamos para você AgroPós