(31) 9 8720 -3111 contato@agropos.com.br

O mundo está “fora do caminho” no cumprimento das metas de fome, segurança alimentar e nutrição que fazem parte do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foi isso que disse a Organização para Alimentação e Agricultura (FAO) em um relatório divulgado em 18 de julho.

“Estar fora do rumo quando se trata de alcançar os pilares centrais dos ODS coloca inquestionavelmente em risco a conquista de toda a Agenda 2030, e faz com que nosso objetivo global seja garantir um futuro sustentável econômica, social e ambientalmente para nosso planeta e para as gerações presentes e futuras”, afirmou Maria Helena Semedo, vice-diretora geral de Clima e Recursos Naturais da FAO.

Leia também: A Importância do Manejo de Pragas e Doenças na Produção Agrícola

No primeiro relatório do gênero, a FAO analisou as principais tendências e dados globais de até 234 países e territórios sobre 18 indicadores de quatro ODS. As principais conclusões incluíram um aumento da fome, os ganhos para os pequenos produtores de alimentos são metade dos maiores produtores de alimentos, a alta volatilidade nos preços dos alimentos em muitos países em desenvolvimento, metade das raças locais de gado estão em perigo de extinção, a água está sob estresse e mais floresta está sendo perdida nos trópicos.

Mais de 820 milhões de pessoas ainda estão com fome hoje. O número de pessoas com fome no mundo tem aumentado por três anos seguidos, e está de volta aos níveis vistos em 2010-11. Em paralelo, a porcentagem de pessoas com fome fora da população total aumentou ligeiramente, para 10,8% em 2018, de 10,6% em 2015.

Os pequenos produtores de alimentos, que representam a maioria de todos os agricultores em muitos países em desenvolvimento, enfrentam desafios desproporcionais no acesso a insumos e serviços e, como resultado, suas rendas e produtividade são sistematicamente menores em comparação com os maiores produtores de alimentos.

Fonte: AGROLINK